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Que política de cancelamento devo escolher para o meu alojamento?

20/09/2023
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Definir a política de cancelamento para o seu alojamento é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio! No nosso artigo, conheça os diferentes tipos de políticas de cancelamento, as suas vantagens e desvantagens e o que deve ter em conta no momento de definir qual política a aplicar no seu negócio.

Se é um proprietário ou gestor de alojamento, certamente que já se deparou com uma certa dificuldade no momento de definir a política de cancelamento ideal para o seu alojamento. São diversas as variáveis a ter em conta. Além disso, nem sempre, as políticas de cancelamento mais apreciadas pelos hóspedes são as que mais o protegem enquanto anfitrião ou lhe dão uma maior segurança no que diz respeito a taxas de cancelamento.

Quando se define a política de cancelamento é importante ser exaustivo e completo na análise de todos os fatores que podem influenciar a sua escolha. Este processo deve culminar com a criação de um documento de texto, no qual deve explanar as diferentes políticas de cancelamento que terá disponíveis no seu alojamento, bem como os valores do reembolso, se os mesmos se aplicarem.

Porque estamos cientes da complexidade e importância desta decisão, preparamos este novo artigo, que reúne tudo aquilo que deve saber e ponderar para escolher a melhor política de cancelamento para o seu alojamento.

  • Tipos de políticas de cancelamento
  • Como escolher a política correta para o meu alojamento?
  • Conclusão

Tipos de políticas de cancelamento

As políticas de cancelamento de cada alojamento dizem respeito a todas as normas, regras e condições que regem todos os tipos de cancelamento de reservas feitos pelos hóspedes. Podemos, assim, afirmar que funcionam como uma garantia para salvaguardar todos os anfitriões e garantir a sustentabilidade do negócio com o menor prejuízo possível.

Nas políticas de cancelamento, devem constar informações diretas e claras no que diz respeito aos prazos para os cancelamentos dos hóspedes e se haverá ou não lugar para reembolsos (e até quando). Um dos grandes objetivos das políticas de cancelamento é assegurar taxas de cancelamento mais baixas para os anfitriões, ao mesmo tempo que funcionam como uma garantia para os hóspedes.

De uma forma bastante ampla e geral, é possível dividir os diferentes tipos de políticas de cancelamento em três grandes grupos: as políticas de cancelamento rígidas, moderadas e flexíveis. A cada um destes tipos de políticas de cancelamento é possível apontar vantagens e desvantagens. A adoção de cada uma delas, no seu alojamento, deve ser uma decisão ponderada e repleta de avaliação.

Políticas de Cancelamento Rígidas

As políticas de cancelamento rígidas caracterizam-se pelo facto de nelas não existir espaço para cancelamentos com direito a reembolso, sob nenhum motivo ou condição. Quando um hóspede opta por este tipo de reserva, está ciente de todas as condições que lhe são aplicadas.

Esta é a política de cancelamento que oferece uma maior segurança ao anfitrião, na medida em que diminui drasticamente a taxa de cancelamentos e, mesmo quando há lugar a um cancelamento, não existe lugar a perdas financeiras. A aplicação deste tipo de políticas de cancelamento deve ser bastante ponderada pelos proprietários, uma vez que, por ser extremamente rígida, pode afastar vários futuros hóspedes que procuram uma maior flexibilidade nas reservas, para o caso de qualquer imprevisto.

Políticas de Cancelamento Flexíveis

As políticas de cancelamento flexíveis são, atualmente, o tipo de políticas de cancelamento mais procuradas pelos hóspedes. Caracterizam-se pelo facto de permitirem aos hóspedes proceder ao cancelamento com uma grande flexibilidade, normalmente até 1 ou 2 dias antes do check-in, havendo também lugar para reembolso total ou parcial do valor da reserva.

Por um lado, este tipo de políticas de cancelamento amplamente procuradas pelos hóspedes permite cancelamentos de última hora e a possibilidade de viagens mais flexíveis. Por outro lado, ao serem permitidos cancelamentos de última hora, aumenta também a probabilidade de perda de receita, o que pode acarretar algumas dificuldades para os alojamentos que as praticam. Saiba mais sobre políticas de cancelamento flexíveis e sobre os prós & contras de as aplicar no seu alojamento.

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Como escolher a política correta para o meu alojamento?

Agora que apresentamos os diferentes tipos de políticas de cancelamento que pode aplicar no seu alojamento, é importante que entenda os pontos que deve ter em conta, no momento de decidir qual a mais acertada para o seu negócio.

Para o fazer, infelizmente, não existe uma fórmula certa e à prova de erro. É necessário bastante ponderação e estudo para chegar à política de cancelamento que melhor se adequa ao seu modelo de negócio e público-alvo. Abaixo, listamos alguns pontos que deve ter em consideração antes de definir quais políticas de cancelamento adotar para o seu alojamento.

  • Saiba quem é o seu público-alvo: Conhecer o seu público-alvo e o tipo de turistas que se hospedam na sua propriedade é importante para qualquer decisão que tenha de tomar. Quando falamos nas políticas de cancelamento, não é diferente. Analise e avalie o seu público-alvo e tenha sempre em consideração qual a política de cancelamento que melhor se aplica aos seus hóspedes.
  • Faça uma análise da sua concorrência: A sua concorrência direta tem também bastante influência no seu negócio e na forma como comunica com os seus futuros hóspedes. Conhecer todas as especificidades dos negócios dos seus concorrentes permite-lhe adaptar-se às exigências do mercado e oferecer, no seu alojamento, condições que se assemelham às praticadas pela sua concorrência.
  • Avalie todos os custos: Levar a cabo uma análise profunda de todos os custos que estão associados à operação do seu negócio permite-lhe descobrir a margem de manobra que poderá ter no momento de permitir, ou não, políticas de cancelamento moderadas ou flexíveis. Note que deve ter em consideração todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis.
  • Tenha em consideração a época alta/baixa: As políticas de cancelamento podem variar consoante a época para as quais as reservas se destinam. Em alturas de época alta, se fizer sentido para o seu modelo de negócio, poderá optar por uma política de cancelamento moderada ou rígida, devido à grande procura. Por outro lado, na época baixa, se optar por políticas de cancelamento flexíveis poderá atrair um maior número de reservas.
  • Não tenha medo de errar: Por fim, não tenha medo de errar. Definir a política de cancelamento certa para o seu alojamento não é uma tarefa que possa dar por concluída sem qualquer tipo de ajustes e retificações. Mesmo que esteja seguro de qual política de cancelamento a aplicar no seu alojamento, estará sempre sujeito a tendências de mercado que poderão alterar a forma como os hóspedes reservam.
Política de cancelamento do alojamento tem impacto no negócio

Conclusão

Definir a política de cancelamento que terá disponível para o seu alojamento é algo que terá impacto direto, quer no seu modelo de negócio e rentabilidade do mesmo, quer na forma como os hóspedes percecionam a sua propriedade.

Como referimos, atualmente, as políticas de cancelamento flexíveis são as mais procuradas entre os hóspedes dada a facilidade com que conseguem alterar os planos de viagem à última hora. No entanto, a adoptar este tipo de políticas, deve fazê-lo não porque estas estão na moda, mas sim porque se apresentam como uma solução segura tanto para o seu negócio como para os seus hóspedes.

Para isso, deve ter sempre em conta os pontos que apresentamos acima, analisando-os e percebendo de que forma se aplicam ao seu negócio. A análise e a ponderação são a chave para definir uma política de cancelamento que tenha o menor impacto possível.




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