Anfitrião cria anúncios apelativos nos canais de distribuição

Como otimizar os conteúdos visuais dos seus anúncios

29/11/2022
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Numa era onde a cultura visual assume uma importância preponderante e o processo de edição de anúncios de alojamentos transcende o cariz informativo, a Ynnov sugere algumas práticas para que consiga despertar verdadeiramente os sentidos dos seus potenciais hóspedes e converter intenções em reservas!

Sabia que o cérebro humano processa imagens 60 mil vezes mais rápido do que texto e que 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais? Sem descurar a importância e o poder do copyright, a verdade (igualmente aplicável aos anúncios de alojamentos) é que uma boa imagem vale efetivamente mais do que mil palavras.

Curioso em saber como otimizar os conteúdos visuais dos seus anúncios? Saiba tudo, com a Ynnov!

  • A importância do marketing visual
  • Como otimizar os conteúdos dos seus anúncios

A importância do marketing visual

O marketing visual é um conceito integrado no âmbito do marketing de conteúdos, que pressupõe a comunicação de uma marca por meio de elementos visuais, como por exemplo imagens ou vídeos. Trata-se, portanto, de uma estratégia muito em voga e bastante assertiva para a promoção de produtos turísticos. Um estudo apresentado pela Movableink analisa o impacto dos conteúdos visuais e apresenta dados reveladores neste sentido. A Ynnov realça-lhe alguns indicadores que o vão surpreender:

  • 90% das informações processadas pelo cérebro são visuais;
  • O cérebro humano demora apenas 13 milissegundos para processar uma imagem e processa imagens 60 mil vezes mais rápido que texto;
  • As pessoas lembram-se de 65% do que veem, em comparação com 10% do que ouvem;
  • 55% dos visitantes de um site dedicam menos de 15 segundos a ler ativamente;
  • A maior parte das pessoas lê apenas 20% a 28% das palavras numa página;
  • Os editores que apresentam conteúdo visual aumentam o tráfego 12 vezes mais rápido do que aqueles que não o fazem.

No que concerne aos anúncios de alojamentos, a apresentação visual é sem dúvida o elemento diferenciador. Além de existirem múltiplos canais onde pode listar os seus anúncios, em cada um deles existe um número muito elevado de alojamentos concorrentes. Terá apenas breves segundos para se destacar e aguçar o apetite do seu potencial hóspede. Os conteúdos visuais são, incontornavelmente, a melhor forma de o conseguir.

Mas falemos em termos práticos, como pode otimizar os conteúdos visuais dos seus anúncios? A Ynnov diz-lhe de seguida. E uma vez que o assunto são canais de distribuição, pode consultar aqui a lista completa de OTAs com os quais o channel manager Ynnov comunica.

Como otimizar os conteúdos visuais dos seus anúncios

Capture a essência do seu espaço

Para começar, deve ver as fotos dos seus anúncios como a sua bandeira. Não só devem ser de alta qualidade, como devem enfatizar a atmosfera do seu alojamento, sem defraudar expectativas. Não demonstre o que não tem. Por isso, tenha cautela com o uso excessivo de filtros, editores de imagem ou decoração exclusiva para a sessão fotográfica.

Use e abuse da naturalidade

A configuração de um espaço acolhedor e o recurso à luz natural são normalmente meritórios da atenção dos visualizadores. Use e abuse na naturalidade e não se esqueça de manter estes detalhes no dia-a-dia. Posicione cuidadosamente uma cadeira, abra uma janela, mostre as vistas, coloque umas flores algures… E faça-o sempre, não apenas para a sessão fotográfica! Porque grande parte das câmaras apontadas aos detalhes do seu alojamento serão, sem dúvida, as dos seus hóspedes, que adoram registar e partilhar momentos em redes sociais e plataformas de reviews. Por isso deve assumir os seus hóspedes como parte da sua equipa de comunicação!

Transmita emoções

Não se limite a “vender camas”, incite a mente dos turistas a “divagar online” pelo seu alojamento. Mostre pessoas reais (inclusive o seu staff), as áreas envolventes, os seus pormenores, a cultura e as tradições do lugar. Enfatize momentos que contem a sua história através de subtis detalhes. Desperte o desejo de visitar, com a palpável verdade das infraestruturas e o poder do imaginário, que detêm um magnetismo incontestável!

Destaque a sua unique selling proposition (USP)

Os pequenos detalhes são o que normalmente gera grande diferença. Mostre o que tem de melhor e que o diferencia da sua concorrência direta, sejam infraestruturas, comodidades, serviços adicionais ou capacidade operacional. É isto que deve destacar nas fotos dos seus anúncios, a singularidade do seu espaço e do território em que este se enquadra. Tenha em mente, que o alojamento tem um grande impacto na experiência turística de quem o visita e que cabe-lhe a si contribuir para que essa visita seja memorável!

Técnicas para fotografia

Não basta apresentar o que tem de melhor, deve fazê-lo da melhor forma. Recorra a boas técnicas de fotografia e inspire as pessoas! A luz e a perspetiva são os aspectos elementares em que se deve focar. A iluminação é crucial, evite luz artificial e tenha atenção às sombras. A hora de ouro da fotografia é altamente recomendada, sobretudo se pretende projetar um ambiente intimista. O enquadramento tem também um papel chave: a altura e o ângulo certos são importantíssimos quando capta uma imagem. E, nesta matéria, é a prática que leva à perfeição. Não se esqueça que as várias plataformas dos canais de distribuição poderão ter recomendações ou definições próprias para as imagens a incluir no(s) seu(s) anúncio(s). Deve, portanto, selecionar imagens de alta resolução e proceder à conversão solicitada, garantindo a maior qualidade possível. As fotos dos anúncios devem ser horizontais e se achar pertinente, pode colocar o seu logotipo numa ou várias fotos, com maior ou menor evidência.

Seja coerente na sua mensagem

A identidade da sua marca está inequivocamente relacionada com a imagem visual que projeta. Se, por um lado, as cores, a tipografia, o logotipo e outros elementos da sua imagem corporativa permitem uma associação direta ao seu alojamento, por outro, também os valores que exprime, as emoções que desperta e outros aspetos intangíveis que transmite formam a personalidade e o tom da sua marca. Nesta matéria, é essencial manter a coerência da sua mensagem, o que passa pelo equilíbrio de conteúdos em termos qualitativos, quantitativos e conceptuais, nas várias plataformas onde promove anúncios. Prima pela harmonização de conteúdos textuais com os elementos visuais e seja conciso. Promova “o único” e “o arrebatador” e explique apenas “o essencial” e “o determinante”. Deixe os detalhes para a sua página web e para as comunicações automatizadas que virá a ter com o seu futuro hóspede.

Esperamos ter despertado em si a inspiração que precisa para tornar os seus anúncios eletrizantes. Conte sempre com a Ynnov para o apoiar na gestão dos seus alojamentos e permitir-lhe concentrar-se no que realmente faz a diferença: garantir a satisfação dos seus clientes e aumentar o potencial de rentabilidade dos seus alojamentos!

Pode consultar aqui o artigo completo da Movableink , assim como as suas fontes.

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